
Entenda a Faixa Dinâmica (DR - Dynamic Range) na ultrassonografia
Faixa dinâmica ou Gama dinâmica é um controle presente nos aparelhos de ultrassom e se refere à faixa em amplitude (força) entre os ecos mais fortes e mais fracos detectados pelo transdutor.
Pensando no som audível: uma onda com alta amplitude é de um som alto (ex: barulho), enquanto uma onda com baixa amplitude é de um som baixo (ex: sussurrar).

Quanto maior a faixa dinâmica, mais tons de cinza.
Fazendo uma analogia com os sons audíveis, uma pessoa com alta faixa dinâmica (DR) vai conseguir distinguir o mais alto som até o mais curto sussurro.
Já no aparelho de ultrassom, os “sons altos” são daqueles tecidos que retornam muito eco (hiperecoicos) e “sons baixos” são aqueles que retornam pouco eco (hipoecoicos).
Anecoico (“sem eco”): ocorre quando nenhuma onda de ultrassom é refletida de volta para o receptor. Portanto, todo líquido (urina, bile, sangue) são anecóicos (observa-se como preto). Pode-se utilizar o termo anecogênico ("gera / sem eco")
Hiperecoico (“muito eco”): ocorre quando todas ou quase 100% das ondas de ultrassom são refletidas de volta para o receptor (fica branco) . Assim, osso, minerais/metais e ar são refletores fortes, resultando em interfaces hiperecóicas. Também pode-se utilizar o termo hiperecogênico ("gera/ muito eco")
Hipoecóico ("menos eco"): ocorre quando graus variáveis das ondas de ultrassom são refletidos de volta para o receptor. Assim, todos os tecidos moles são descritos em relação a outros tecidos distintos; por exemplo, o fígado é hipoecóico (mais escuro que) em relação ao baço
Isoecóico (mesma ecogenicidade): ocorre quando os tecidos têm os mesmos tons de cinza. Por exemplo, se o fígado é isoecóico em relação ao pâncreas, eles têm a mesma ecogenicidade (mesmos tons de cinza). Igualmente, pode-se utilizar o termo isoecogênico.