5 dicas rápidas sobre Ultrassonografia Cervical

Você sabe avaliar a região cervical de pequenos animais? Neste post vou falar sobre a importância da avaliação dos linfonodos cervicais.

Já vou avisando que não é algo de outro mundo, ok? Mas, como tudo na vida, precisa de fundamentos e prática.


Quando comecei a fazer meus exames ultrassonográficos cervicais, meu primeiro passo foi estudar a anatomia da região. O segundo passo é observar na prática. Para isso, aproveitava os pacientes que já tinha um pescoço com menos pelos (e quietinhos), como um dachshund, para treinar a avaliação.




Vou passar aqui pra vocês 5 dicas rápidas sobre ultrassonografia da região cervical. Essas dicas foram inspiradas depois da minha leitura do artigo de Ruppel et al. (2019; Vet Radiol Ultrasound 60: 560–566).


1. Como calcular o volume de um linfonodo.

Faça o seguinte cálculo: 𝜋/6 × comprimento × espessura × altura.


2. Quais as medidas encontradas em cada linfonodo.

Depois que você conseguir calcular o volume com a primeira dica, agora saiba quais são os valores típicos dos linfonodos em cães sadios:


Volume (cm³) Direito Esquerdo

Mandibular 0.26 ± 0.16 0.31 ± 0.16

Retrofaríngeo 0.52 ± 0.35 0.58 ± 0.35

Cervical Superficial 0.29 ± 0.21 0.32 ± 0.25


3. Valores maiores podem ser encontrados em...

pacientes jovens e com peso acima de 20 kg. Esses podem apresentar os linfonodos Retrofaríngeo e Cervical Superficial com dimensões maiores.


4. Um linfonodo é considerado aumentado se...

for maior que 0,5 cm de altura (Linfonodo Mandibular) ou maior que 1,0 cm de altura (para os linfonodos Retrofaríngeo e Cervical superficial)


5. Essas medidas devem ser interpretadas com cautela, pois...

sempre devemos levar em consideração o quadro clínico do paciente.


Ficou interessado em saber mais sobre ultrassonografia veterinária na região cervical? Veja esse vídeo com mais dicas sobre Ultrassonografia Veterinária da Região Cervical:

Tem interesse em fazer um curso de Ultrassonografia Cervical? Então, não perca a próxima turma: QUERO ENTRAR NA LISTA VIP DE ESPERA


"Esse conteúdo é destinado somente para médicos veterinários" #cervical #ultrassom

27 visualizações0 comentário